Ir para o conteúdo principal
Social networks
Avalia-te!
Português - Portugal (pt)
English (en)
Português - Portugal (pt)
Entrar
Página principal
Disciplinas
Caixa de Areia
Categorias de disciplinas:
Ciências Naturais
Ciências Naturais / 5º Ano
Ciências Naturais / 5º Ano / A água, o ar, as rochas e o solo - Materiais Terrestres
Ciências Naturais / 5º Ano / A água, o ar, as rochas e o solo - Materiais Terrestres / A importância das rochas e do solo na manutenção da vida
Ciências Naturais / 5º Ano / A água, o ar, as rochas e o solo - Materiais Terrestres / A importância das rochas e do solo na manutenção da vida / 1.Compreender a Terra como um planeta especial
Ciências Naturais / 5º Ano / A água, o ar, as rochas e o solo - Materiais Terrestres / A importância das rochas e do solo na manutenção da vida / 2.Compreender que o solo é um material terrestre de suporte de vida
Ciências Naturais / 5º Ano / A água, o ar, as rochas e o solo - Materiais Terrestres / A importância das rochas e do solo na manutenção da vida / 3.Compreender a importância das rochas e dos minerais
Ciências Naturais / 5º Ano / A água, o ar, as rochas e o solo - Materiais Terrestres / A importância da água para os seres vivos
Ciências Naturais / 5º Ano / A água, o ar, as rochas e o solo - Materiais Terrestres / A importância da água para os seres vivos / 4.Compreender a importância da água para os seres vivos
Ciências Naturais / 5º Ano / A água, o ar, as rochas e o solo - Materiais Terrestres / A importância da água para os seres vivos / 5.Compreender a importância da qualidade da água para a atividade humana
Ciências Naturais / 5º Ano / A água, o ar, as rochas e o solo - Materiais Terrestres / A Importância do ar para os seres vivos
Ciências Naturais / 5º Ano / A água, o ar, as rochas e o solo - Materiais Terrestres / A Importância do ar para os seres vivos / 6.Compreender a importância da atmosfera para os seres vivos
Ciências Naturais / 5º Ano / Diversidade de seres vivos e suas interações com o meio
Ciências Naturais / 5º Ano / Diversidade de seres vivos e suas interações com o meio / Diversidade nos animais
Ciências Naturais / 5º Ano / Diversidade de seres vivos e suas interações com o meio / Diversidade nos animais / 7.Interpretar as características dos organismos em função dos ambientes onde vivem
Ciências Naturais / 5º Ano / Diversidade de seres vivos e suas interações com o meio / Diversidade nos animais / 8.Compreender a diversidade de alimentação dos animais tendo em conta o respetivo habitat
Ciências Naturais / 5º Ano / Diversidade de seres vivos e suas interações com o meio / Diversidade nos animais / 9.Compreender a diversidade de processos reprodutivos dos animais
Ciências Naturais / 5º Ano / Diversidade de seres vivos e suas interações com o meio / Diversidade nos animais / 10.Conhecer a ação dos fatores abióticos nas adaptações morfológicas e comportamentais dos animais
Ciências Naturais / 5º Ano / Diversidade de seres vivos e suas interações com o meio / Diversidade nos animais / 11.Compreender a importância da proteção da biodiversidade animal
Ciências Naturais / 5º Ano / Diversidade de seres vivos e suas interações com o meio / Diversidade nas plantas
Ciências Naturais / 5º Ano / Diversidade de seres vivos e suas interações com o meio / Diversidade nas plantas / 12.Conhecer a influência dos fatores abióticos nas adaptações morfológucas das plantas
Ciências Naturais / 5º Ano / Diversidade de seres vivos e suas interações com o meio / Diversidade nas plantas / 13.Compreender a importância da proteção da diversidade vegetal
Ciências Naturais / 5º Ano / Unidade na diversidade de seres vivos
Ciências Naturais / 5º Ano / Unidade na diversidade de seres vivos / Célula - unidade básica de vida
Ciências Naturais / 5º Ano / Unidade na diversidade de seres vivos / Célula - unidade básica de vida / 14.Aplicar a microscopia na descoberta do mundo "invisivel"
Ciências Naturais / 5º Ano / Unidade na diversidade de seres vivos / Célula - unidade básica de vida / 15.Compreender que a célula é a unidade básica da vida
Ciências Naturais / 5º Ano / Unidade na diversidade de seres vivos / Diversidade a partir da unidade - níveis de organização hierárquica
Ciências Naturais / 5º Ano / Unidade na diversidade de seres vivos / Diversidade a partir da unidade - níveis de organização hierárquica / 16.Compreender a importância da classificação dos seres vivos
Ciências Naturais / 6º Ano
Ciências Naturais / 6º Ano / Processos vitais comuns aos seres vivos
Ciências Naturais / 6º Ano / Processos vitais comuns aos seres vivos / Trocas nutricionais entre organismos e o meio: nos animais
Ciências Naturais / 6º Ano / Processos vitais comuns aos seres vivos / Trocas nutricionais entre organismos e o meio: nos animais / 1.Compreender a importância de uma alimentação equilibrada e segura
Ciências Naturais / 6º Ano / Processos vitais comuns aos seres vivos / Trocas nutricionais entre organismos e o meio: nos animais / 2.Conhecer o processo digestivo do ser humano
Ciências Naturais / 6º Ano / Processos vitais comuns aos seres vivos / Trocas nutricionais entre organismos e o meio: nos animais / 3.Relacionar os sistemas digestivos das aves e ruminantes com o sistema dos omnívoros
Ciências Naturais / 6º Ano / Processos vitais comuns aos seres vivos / Trocas nutricionais entre organismos e o meio: nos animais / 4.Compreender a relação existente entre a respiração externa e a respiração celular
Ciências Naturais / 6º Ano / Processos vitais comuns aos seres vivos / Trocas nutricionais entre organismos e o meio: nos animais / 5.Compreender a importância dos orgãos respiratórios dos animais nas trocas gasosas
Ciências Naturais / 6º Ano / Processos vitais comuns aos seres vivos / Trocas nutricionais entre organismos e o meio: nos animais / 6.Compreender a estrutura e o funcionamento do sistema respiratório humano
Ciências Naturais / 6º Ano / Processos vitais comuns aos seres vivos / Trocas nutricionais entre organismos e o meio: nos animais / 7.Compreender a estrutura e o funcionamento do sistema cardiovascular humano
Ciências Naturais / 6º Ano / Processos vitais comuns aos seres vivos / Trocas nutricionais entre organismos e o meio: nos animais / 8.Compreender a estrutura e o funcionamento do sistema urinário humano
Ciências Naturais / 6º Ano / Processos vitais comuns aos seres vivos / Trocas nutricionais entre organismos e o meio: nos animais / 9.Conhecer o papel da pele na função excretora humana
Ciências Naturais / 6º Ano / Processos vitais comuns aos seres vivos / Trocas nutricionais entre o organismo e o meio: nas plantas
Ciências Naturais / 6º Ano / Processos vitais comuns aos seres vivos / Trocas nutricionais entre o organismo e o meio: nas plantas / 10.Compreender a importância da fotossíntese na obtenção de alimento pelas plantas
Ciências Naturais / 6º Ano / Processos vitais comuns aos seres vivos / Trocas nutricionais entre o organismo e o meio: nas plantas / 11. Compreender a importância das plantas como fonte de nutrientes, matéria-prima e renovação do ar
Ciências Naturais / 6º Ano / Processos vitais comuns aos seres vivos / Transmissão de vida: reprodução no ser humano
Ciências Naturais / 6º Ano / Processos vitais comuns aos seres vivos / Transmissão de vida: reprodução no ser humano / 12.Compreender a puberdade como uma fase do crescimento humano
Ciências Naturais / 6º Ano / Processos vitais comuns aos seres vivos / Transmissão de vida: reprodução no ser humano / 13.Conhecer os sistemas reprodutores humanos
Ciências Naturais / 6º Ano / Processos vitais comuns aos seres vivos / Transmissão de vida: reprodução no ser humano / 14.Compreender o processo da reprodução humana
Ciências Naturais / 6º Ano / Processos vitais comuns aos seres vivos / Transmissão da vida: reprodução nas plantas
Ciências Naturais / 6º Ano / Processos vitais comuns aos seres vivos / Transmissão da vida: reprodução nas plantas / 15.Compreender o mecanismo de reprodução das plantas com semente
Ciências Naturais / 6º Ano / Agressões do meio e integridade do organismo
Ciências Naturais / 6º Ano / Agressões do meio e integridade do organismo / Microorganismos
Ciências Naturais / 6º Ano / Agressões do meio e integridade do organismo / Microorganismos / 16.Compreender o papel dos microorganismos para o ser humano
Ciências Naturais / 6º Ano / Agressões do meio e integridade do organismo / Microorganismos / 17.Compreender as agressões causadas por agentes patogénicos
Ciências Naturais / 6º Ano / Agressões do meio e integridade do organismo / Higiene e problemas sociais
Ciências Naturais / 6º Ano / Agressões do meio e integridade do organismo / Higiene e problemas sociais / 18.Compreender a influência da higíene e da poluição na saúde humana
Ciências Naturais / 7º Ano
Ciências Naturais / 7º Ano / Terra em Transformação
Ciências Naturais / 7º Ano / Terra em Transformação / Dinâmica externa da Terra
Ciências Naturais / 7º Ano / Terra em Transformação / Dinâmica interna da Terra
Ciências Naturais / 7º Ano / Terra em Transformação / Dinâmica interna da Terra / 4.Compreender os fundamentos da estrutura e dinâmica da Terra
Ciências Naturais / 7º Ano / Terra em Transformação / Dinâmica interna da Terra / 5.Aplicar conceitos de deformação das rochas
Ciências Naturais / 7º Ano / Terra em Transformação / Consequências da dinâmica interna da Terra
Ciências Naturais / 7º Ano / Terra em Transformação / Consequências da dinâmica interna da Terra / 6.Compreender a atividade vulcânica como manifestação da dinâmica interna da Terra
Ciências Naturais / 7º Ano / Terra em Transformação / Consequências da dinâmica interna da Terra / 7.Interpretar a formação das rochas magmáticas
Ciências Naturais / 7º Ano / Terra em Transformação / Consequências da dinâmica interna da Terra / 8.Compreender o metamorfismo como consequência da dinâmica interna da Terra
Ciências Naturais / 7º Ano / Terra em Transformação / Consequências da dinâmica interna da Terra / 9.Conhecer o ciclo das rochas
Ciências Naturais / 7º Ano / Terra em Transformação / Consequências da dinâmica interna da Terra / 10.Compreender que as formações litológicas em PT devem ser exploradas sustentadamente
Ciências Naturais / 7º Ano / Terra em Transformação / Consequências da dinâmica interna da Terra / 11.Compreender a atividade sísmica como uma consequência da dinâmica interna da Terra
Ciências Naturais / 7º Ano / Terra em Transformação / Consequências da dinâmica interna da Terra / 12.Compreender a estrutura interna da Terra
Ciências Naturais / 7º Ano / Terra em Transformação / A Terra conta a sua história
Ciências Naturais / 7º Ano / Terra em Transformação / A Terra conta a sua história / 13.Compreender a importância dos fósseis para a reconstituição da história da Terra
Ciências Naturais / 7º Ano / Terra em Transformação / A Terra conta a sua história / 14.Compreender as grandes etapas da história da Terra
Ciências Naturais / 7º Ano / Terra em Transformação / Ciência geológica e sustentabilidade da vida na Terra
Ciências Naturais / 7º Ano / Terra em Transformação / Ciência geológica e sustentabilidade da vida na Terra / 15.Compreender o contributo da geologia para a sustentabilidade da vida na Terra
Ciências Naturais / 8º Ano
Ciências Naturais / 8º Ano / Terra - um planeta com vida
Ciências Naturais / 8º Ano / Terra - um planeta com vida / Sistema Terra: da célula à biodiversidade
Ciências Naturais / 8º Ano / Sustentabilidade da Terra
Ciências Naturais / 8º Ano / Sustentabilidade da Terra / Ecossistemas
Ciências Naturais / 8º Ano / Sustentabilidade da Terra / Ecossistemas / 4.Compreender os níveis de organização biológica dos ecossistemas
Ciências Naturais / 8º Ano / Sustentabilidade da Terra / Ecossistemas / 5.Analisar as dinâmicas de interação existentes entre os seres vivos e o ambiente
Ciências Naturais / 8º Ano / Sustentabilidade da Terra / Ecossistemas / 6.Explorar as dinâmicas de interação existentes entre os seres vivos
Ciências Naturais / 8º Ano / Sustentabilidade da Terra / Ecossistemas / 7.Compreender a importância dos fluxos de energia na dinâmica dos ecossistemas
Ciências Naturais / 8º Ano / Sustentabilidade da Terra / Ecossistemas / 8.Sintetizar o papel dos principais ciclos de matéria nos ecossistemas
Ciências Naturais / 8º Ano / Sustentabilidade da Terra / Ecossistemas / 9.Relacionar o equilibrio dinâmico dos ecossistemas com a sustentabilidade do planeta Terra
Ciências Naturais / 8º Ano / Sustentabilidade da Terra / Ecossistemas / 10.Analisar a forma como a gestão dos ecossistemas pode contribuir para alcançar as metas de um desenvolvimento sustentável
Ciências Naturais / 8º Ano / Sustentabilidade da Terra / Ecossistemas / 11.Compreender a influência das catástrofes no equilíbrio dos ecossistemas
Ciências Naturais / 8º Ano / Sustentabilidade da Terra / Ecossistemas / 12.Sintetizar medidas de proteção dos ecossistemas
Ciências Naturais / 8º Ano / Sustentabilidade da Terra / Gestão sustentável dos recursos
Ciências Naturais / 8º Ano / Sustentabilidade da Terra / Gestão sustentável dos recursos / 13.Compreender a classificação dos recursos naturais
Ciências Naturais / 8º Ano / Sustentabilidade da Terra / Gestão sustentável dos recursos / 14.Compreender o modo como são explorados e transformados os recursos naturais
Ciências Naturais / 8º Ano / Sustentabilidade da Terra / Gestão sustentável dos recursos / 15.Relacionar o papel dos instrumentos de ordenamento e gestão do território com a proteção e a conservação da Natureza
Ciências Naturais / 8º Ano / Sustentabilidade da Terra / Gestão sustentável dos recursos / 16.Integrar conhecimentos de ordenamento e gestão do território
Ciências Naturais / 8º Ano / Sustentabilidade da Terra / Gestão sustentável dos recursos / 17.Relacionar a gestão de resíduos e da água com o desenvolvimento sustentável
Ciências Naturais / 8º Ano / Sustentabilidade da Terra / Gestão sustentável dos recursos / 18.Relacionar o desenvolvimento científico e tecnológico com a melhoria da qualidade de vida das populações humanas
Ciências Naturais / 9º Ano
Ciências Naturais / 9º Ano / Viver melhor na Terra
Ciências Naturais / 9º Ano / Viver melhor na Terra / Saúde individual e comunitária
Ciências Naturais / 9º Ano / Viver melhor na Terra / Saúde individual e comunitária / 1.Compreender a importância da saúde individual e comunitária na qualidade de vida da população
Ciências Naturais / 9º Ano / Viver melhor na Terra / Saúde individual e comunitária / 2.Sintetizar as estratégias de promoção da saúde
Ciências Naturais / 9º Ano / Viver melhor na Terra / Organismo humano em equilíbrio
Ciências Naturais / 9º Ano / Viver melhor na Terra / Organismo humano em equilíbrio / 3.Conhecer os níveis estruturais do corpo humano
Ciências Naturais / 9º Ano / Viver melhor na Terra / Organismo humano em equilíbrio / 6.Analisar a importância do sangue para o equilíbrio do organismo humano
Ciências Naturais / 9º Ano / Viver melhor na Terra / Organismo humano em equilíbrio / 7.Sinterizar a importância do sistema cardiovascular no equilíbrio do organismo humano
Ciências Naturais / 9º Ano / Viver melhor na Terra / Organismo humano em equilíbrio / 8.Analisar a importância do sistema linfático no equilíbrio do organismo humano
Ciências Naturais / 9º Ano / Viver melhor na Terra / Organismo humano em equilíbrio / 9.Analisar a influência do ambiente e dos estilos de vida no sistema respiratório
Ciências Naturais / 9º Ano / Viver melhor na Terra / Organismo humano em equilíbrio / 10.Aplicar medidas de suporte básico de vida
Ciências Naturais / 9º Ano / Viver melhor na Terra / Organismo humano em equilíbrio / 11.Compreender a importância da função excretora na regulação do organismo
Ciências Naturais / 9º Ano / Viver melhor na Terra / Organismo humano em equilíbrio / 12.Analisar o papel do sistema nervoso no equilíbrio do organismo humano
Ciências Naturais / 9º Ano / Viver melhor na Terra / Organismo humano em equilíbrio / 13.Sintetizar o papel do sistema hormonal na regulação do organismo
Ciências Naturais / 9º Ano / Viver melhor na Terra / Transmissão da Vida
Ciências Naturais / 9º Ano / Viver melhor na Terra / Transmissão da Vida / 14.Compreender o funcionamento do sistema reprodutor humano
Ciências Naturais / 9º Ano / Viver melhor na Terra / Transmissão da Vida / 15.Compreender a importância do conhecimento genético
Ciências Naturais / Áreas individuais
Biologia
Biologia / 10ºAno
Biologia / 10ºAno / Diversidade na Biosfera
Biologia / 10ºAno / Diversidade na Biosfera / 1.A Biosfera
Biologia / 10ºAno / Diversidade na Biosfera / 2.A Célula
Biologia / 10ºAno / Obtenção de matéria
Biologia / 10ºAno / Obtenção de matéria / 3.Obtenção de matéria pelos seres heterotróficos
Biologia / 10ºAno / Obtenção de matéria / 4.Obtenção de matéria pelos seres autotróficos
Biologia / 10ºAno / Distribuição da matéria
Biologia / 10ºAno / Transformação e utilização de energia pelos seres vivos
Biologia / 10ºAno / Transformação e utilização de energia pelos seres vivos / 7.Fermentação
Biologia / 10ºAno / Transformação e utilização de energia pelos seres vivos / 8.Respiração aeróbica
Biologia / 10ºAno / Transformação e utilização de energia pelos seres vivos / 9.Trocas gasosas em seres multicelulares
Biologia / 10ºAno / Regulação nos seres vivos
Biologia / 10ºAno / Regulação nos seres vivos / 10.Regulação nervosa e hormonal em animais
Biologia / 10ºAno / Regulação nos seres vivos / 11.Hormonas vegetais
Biologia / 11ºAno
Biologia / 11ºAno / Crescimento e renovação celular
Biologia / 11ºAno / Reprodução
Biologia / 11ºAno / Reprodução / 3.Reprodução assexuada
Biologia / 11ºAno / Reprodução / 4.Reprodução sexuada
Biologia / 11ºAno / Reprodução / 5.Ciclos de vida
Biologia / 11ºAno / Evolução Biológica
Biologia / 11ºAno / Evolução Biológica / 6.Unicelularidade e multicelularidade
Biologia / 11ºAno / Evolução Biológica / 7.Mecanismos de evolução
Biologia / 11ºAno / Sistemática dos seres vivos
Biologia / 11ºAno / Sistemática dos seres vivos / 8.Sistemas de classificação
Biologia / 11ºAno / Sistemática dos seres vivos / 9.Sistemas de classificação de Whittaker modificado
Biologia / 12ºAno
Biologia / 12ºAno / Reprodução e manipulação da fertilidade
Biologia / 12ºAno / Reprodução e manipulação da fertilidade / 1.Reprodução humana
Biologia / 12ºAno / Reprodução e manipulação da fertilidade / 2.Manipulação da fertilidade
Biologia / 12ºAno / Património genético
Biologia / 12ºAno / Imunidade e controlo de doenças
Biologia / 12ºAno / Imunidade e controlo de doenças / 5.Sistema imunitário
Biologia / 12ºAno / Imunidade e controlo de doenças / 6.Biotecnologia no diagnóstico e terapeutica de doenças
Biologia / 12ºAno / Produção de alimentos e sustentabilidade
Biologia / 12ºAno / Produção de alimentos e sustentabilidade / 7.Microorganismos e industria alimentar
Biologia / 12ºAno / Produção de alimentos e sustentabilidade / 8.Exploração das potencialidade da Biosfera
Biologia / 12ºAno / Preservar e recuperar o meio ambiente
Biologia / 12ºAno / Preservar e recuperar o meio ambiente / 9.Poluição e degradação de recursos
Biologia / 12ºAno / Preservar e recuperar o meio ambiente / 10.Crescimento da população humana e sustentabilidade
Geologia
Geologia / 10ºAno
Geologia / 10ºAno / A Geologia, os geólogos e os seus métodos
Geologia / 10ºAno / A Geologia, os geólogos e os seus métodos / 1.A Terra e os seus subsistemas em interação
Geologia / 10ºAno / A Geologia, os geólogos e os seus métodos / 2.As rochas, arquivos que relatam a História da Terra
Geologia / 10ºAno / A Geologia, os geólogos e os seus métodos / 3.A medida do tempo e a idade da Terra
Geologia / 10ºAno / A Geologia, os geólogos e os seus métodos / 4.A Terra, um planeta em mudança
Geologia / 10ºAno / A Terra, um planeta muito especial
Geologia / 10ºAno / A Terra, um planeta muito especial / 5.Formação do Sistema Solar
Geologia / 10ºAno / A Terra, um planeta muito especial / 6.A Terra e os planetas telúricos
Geologia / 10ºAno / A Terra, um planeta muito especial / 7.A Terra, um planeta único a proteger
Geologia / 10ºAno / Compreender a estrutura e a dinâmica da geosfera
Geologia / 10ºAno / Compreender a estrutura e a dinâmica da geosfera / 8.Métodos de estudo para o interior da geosfera
Geologia / 10ºAno / Compreender a estrutura e a dinâmica da geosfera / 9.Vulcaniologia
Geologia / 10ºAno / Compreender a estrutura e a dinâmica da geosfera / 10.Sismologia
Geologia / 10ºAno / Compreender a estrutura e a dinâmica da geosfera / 11.Estrutura interna da geosfera
Geologia / 11ºAno
Geologia / 11ºAno / Geologia, problemas e materiais do quotidiano
Geologia / 11ºAno / Geologia, problemas e materiais do quotidiano / 1.Ocupação antrópica e problemas de ordenamento
Geologia / 11ºAno / Geologia, problemas e materiais do quotidiano / 2.Processos e materiais geológicos importantes em ambientes terrestres
Geologia / 11ºAno / Geologia, problemas e materiais do quotidiano / 3. Exploração sustentada de recursos geológicos
Geologia / 12ºAno
Geologia / 12ºAno / Da Deriva dos Continentes à Tectónica de Placas. A dinâmica da litosfera.
Geologia / 12ºAno / Da Deriva dos Continentes à Tectónica de Placas. A dinâmica da litosfera. / 1.Génese e evolução da Teoria da Deriva dos Continentes
Geologia / 12ºAno / Da Deriva dos Continentes à Tectónica de Placas. A dinâmica da litosfera. / 2.Dinâmica da litosfera e grandes estruturas geológicas
Geologia / 12ºAno / A História da Terra e da Vida
Geologia / 12ºAno / A História da Terra e da Vida / 3.A medida do tempo e a história da Terra. Exemplos de métodos de datação
Geologia / 12ºAno / A História da Terra e da Vida / 4.Tabela cronostratigráfica. Equivalência entre unidades cronostratigráficas e geocronológicas
Geologia / 12ºAno / A História da Terra e da Vida / 5.Geohistória. A vida no Pré - câmbrico, no Paleozóico, no Mesozóico e no Cenozóico. Evolução paleogeográfica
Geologia / 12ºAno / A História da Terra e da Vida / 6.A história geológica de uma região
Geologia / 12ºAno / A Terra ontem, hoje e amanhã
Geologia / 12ºAno / A Terra ontem, hoje e amanhã / 7.A Terra antes do aparecimento do Homem. Paleoclimas e impacto da dinâmica litosférica nas mudanças climáticas
Geologia / 12ºAno / A Terra ontem, hoje e amanhã / 8.Mudanças ambientais na história da Terra e evolução da espécie humana
Geologia / 12ºAno / A Terra ontem, hoje e amanhã / 9.O Homem como agente de mudanças ambientais
Geologia / 12ºAno / A Terra ontem, hoje e amanhã / 10. Que cenários para o século XXI? Mudanças ambientais regionais e globais
Física e Química
Física e Química / 7º Ano
Física e Química / 7º Ano / Espaço
Física e Química / 7º Ano / Espaço / Universo
Física e Química / 7º Ano / Espaço / Universo / 1.Conhecer e compreender os constituintes do Universo, localização da Terra e os instrumentos de observação
Física e Química / 7º Ano / Espaço / Sistema Solar
Física e Química / 7º Ano / Espaço / Sistema Solar / 2.Conhecer e compreender o sistema solar, aplicando os conhecimentos adquiridos.
Física e Química / 7º Ano / Espaço / Distâncias no Universo
Física e Química / 7º Ano / Espaço / Distâncias no Universo / 3.Conhecer distâncias no Universo e utilizar unidades a adequadas às várias escalas do Universo.
Física e Química / 7º Ano / Espaço / A Terra, a Lua e forças gravíticas
Física e Química / 7º Ano / Espaço / A Terra, a Lua e forças gravíticas / 4.Conhecer e compreender os movimentos da Terra e da Lua.
Física e Química / 7º Ano / Espaço / A Terra, a Lua e forças gravíticas / 5.Compreender as ações dos corpos celestes sobre a superfície terrestre, reconhecendo o papel da força gravítica.
Física e Química / 7º Ano / Materiais
Física e Química / 7º Ano / Materiais / Constituição do mundo material
Física e Química / 7º Ano / Materiais / Substâncias e misturas
Física e Química / 7º Ano / Materiais / Transformações físicas e químicas
Física e Química / 7º Ano / Materiais / Propriedades físicas e químicas dos materiais
Física e Química / 7º Ano / Materiais / Separação das substâncias de uma mistura
Física e Química / 7º Ano / Energia
Física e Química / 7º Ano / Energia / Fontes de energia e transferências de energia
Física e Química / 8º Ano
Física e Química / 8º Ano / Reações Químicas
Física e Química / 8º Ano / Reações Químicas / Explicação e representação de reações químicas
Física e Química / 8º Ano / Reações Químicas / Tipos de reações químicas
Física e Química / 8º Ano / Reações Químicas / Velocidade das reações químicas
Física e Química / 8º Ano / Som
Física e Química / 8º Ano / Som / Produção e propagação do som
Física e Química / 8º Ano / Som / Som e ondas
Física e Química / 8º Ano / Som / Atributos do som e sua deteção pelo ser humano
Física e Química / 8º Ano / Som / Fenómenos acústicos
Física e Química / 8º Ano / Luz
Física e Química / 8º Ano / Luz / Ondas de luz e sua propagação
Física e Química / 8º Ano / Luz / Fenómenos óticos
Física e Química / 9º Ano
Física e Química / 9º Ano / Movimentos e Forças
Física e Química / 9º Ano / Movimentos e Forças / Movimentos na Terra
Física e Química / 9º Ano / Movimentos e Forças / Forças e movimentos
Física e Química / 9º Ano / Movimentos e Forças / Forças, movimentos e energia
Física e Química / 9º Ano / Electricidade
Física e Química / 9º Ano / Electricidade / Corrente elétrica e circuitos elétricos
Física e Química / 9º Ano / Electricidade / Efeitos da corrente elétrica e energia elétrica
Física e Química / 9º Ano / Classificação dos materiais
Física e Química / 9º Ano / Classificação dos materiais / Estrutura atómica
Física e Química / 9º Ano / Classificação dos materiais / Propriedades dos materiais e Tabela Periódica
Física e Química / 9º Ano / Classificação dos materiais / Ligação química
Física
Física / 10ºAno
Física / 10ºAno / Energia e sua conservação
Física / 10ºAno / Energia e sua conservação / Energia e movimentos
Física / 10ºAno / Energia e sua conservação / Energia e fenómenos eléctricos
Física / 10ºAno / Energia e sua conservação / Energia e fenómenos eléctricos / 2.Descrever circuitos elétricos a partir de grandezas elétricas; compreender a função de um gerador e as suas características e aplicar a conservação da energia num circuito elétrico tendo em conta o efeito Joule.
Física / 10ºAno / Energia e sua conservação / Energia, fenómenos térmicos e radiação
Física / 10ºAno / Energia e sua conservação / Energia, fenómenos térmicos e radiação / 3.Compreender os processos e mecanismos de transferências de energia entre sistemas termodinâmicos, interpretando-os com base na Primeira e na Segunda Leis da Termodinâmica.
Física / 11ºAno
Física / 11ºAno / Mecânica
Física / 11ºAno / Mecânica / Tempo, posição e velocidade
Física / 11ºAno / Mecânica / Tempo, posição e velocidade / 1.Compreender diferentes descrições do movimento usando grandezas cinemáticas.
Física / 11ºAno / Mecânica / Interações e seus efeitos
Física / 11ºAno / Mecânica / Interações e seus efeitos / 2.Compreender a ação das forças, prever os seus efeitos usando as leis de Newton da dinâmica e aplicar essas leis na descrição e interpretação de movimentos.
Física / 11ºAno / Mecânica / Forças e movimentos
Física / 11ºAno / Mecânica / Forças e movimentos / 3.Caraterizar movimentos retilíneos e movimentos circulares uniformes, reconhecendo que só é possível descrevê-los tendo em conta a resultante das forças e as condições iníciais.
Física / 11ºAno / Ondas e electromagnetismo
Física / 11ºAno / Ondas e electromagnetismo / Sinais e ondas
Física / 11ºAno / Ondas e electromagnetismo / Sinais e ondas / 4.Interpretar um fenómeno ondulatório; interpretar a periodicidade temporal e espacial de ondas periódicas harmónicas e complexas, aplicando esse conhecimento ao estudo do som.
Física / 11ºAno / Ondas e electromagnetismo / Electromagnetismo
Física / 11ºAno / Ondas e electromagnetismo / Electromagnetismo / 5.Identificar as origens de campos elétricos e magnéticos, e suas linhas de campo; produção de correntes induzidas, tais como a produção industrial de corrente alternada e as condições de transporte da energia elétrica; história do eletromagnetismo.
Física / 11ºAno / Ondas e electromagnetismo / Ondas electromagnéticas
Física / 11ºAno / Ondas e electromagnetismo / Ondas electromagnéticas / 6.Compreender a produção de ondas eletromagnéticas e caraterizar fenómenos ondulatórios a elas associados; fundamentar a sua utilização, designadamente nas comunicações e no conhecimento da evolução do Universo.
Física / 12ºAno
Física / 12ºAno / Mecânica
Física / 12ºAno / Mecânica / Cinemática e dinâmica da partícula a duas dimensões
Física / 12ºAno / Mecânica / Cinemática e dinâmica da partícula a duas dimensões / 1.Descrever movimentos a duas dimensões utilizando grandezas cinemáticas; analisar movimentos de corpos aplicando a Segunda Lei de Newton, expressa num sistema cartesiano fixo ou num sistema ligado à partícula.
Física / 12ºAno / Mecânica / Centro de massa e momento linear de sistemas de partículas
Física / 12ºAno / Mecânica / Centro de massa e momento linear de sistemas de partículas / 2.Descrever o movimento de um sistema de partículas através do centro de massa, caraterizando-o do ponto de vista cinemático e dinâmico, e interpretar situações do quotidiano com base nessas caraterísticas.
Física / 12ºAno / Mecânica / Fluídos
Física / 12ºAno / Mecânica / Fluídos / 3.Caraterizar fluidos em repouso com base na pressão, força de pressão e impulsão, tendo em conta a Lei da Hidrostática e a Lei de Arquimedes; reconhecer forças que se opõem ao movimento de um corpo num fluido.
Física / 12ºAno / Campo de forças
Física / 12ºAno / Campo de forças / Campo gravítico
Física / 12ºAno / Campo de forças / Campo gravítico / 4.Compreender as interações entre massas, descrevendo-as através da grandeza campo gravítico e de considerações energéticas; caraterizar o campo gravítico terrestre.
Física / 12ºAno / Campo de forças / Campo Elétrico
Física / 12ºAno / Campo de forças / Campo Elétrico / 5.Compreender as interações entre cargas elétricas; caraterizar condutores em equilíbrio eletrostático; caraterizar um condensador e identificar aplicações.
Física / 12ºAno / Campo de forças / Ação de campos magnéticos sobre cargas em movimento e correntes elétricas
Física / 12ºAno / Campo de forças / Ação de campos magnéticos sobre cargas em movimento e correntes elétricas / 6.Caraterizar as forças exercidas por campos magnéticos sobre cargas elétricas em movimento e descrever estes movimentos, explicando o funcionamento de alguns dispositivos; caraterizar as forças exercidas por campos magnéticos sobre correntes elétricas.
Física / 12ºAno / Física Moderna
Física / 12ºAno / Física Moderna / Introdução à física quântica
Física / 12ºAno / Física Moderna / Introdução à física quântica / 7.Reconhecer a insuficiência das teorias clássicas na explicação da radiação do corpo negro e do efeito fotoelétrico; o papel de Planck e Einstein na origem de um novo ramo da física – a física quântica.
Física / 12ºAno / Física Moderna / Núcleos atómicos e radioatividade
Física / 12ºAno / Física Moderna / Núcleos atómicos e radioatividade / 8.Reconhecer núcleos instáveis, caraterizar emissões radioativas e processos de fusão e cisão nuclear e interpretar decaimentos radioativos; reconhecer a importância da radioatividade na ciência, na tecnologia e na sociedade.
Química
Química / 10ºAno
Química / 10ºAno / Elementos químicos e sua organização
Química / 10ºAno / Elementos químicos e sua organização / Massa e tamanho dos átomos
Química / 10ºAno / Elementos químicos e sua organização / Massa e tamanho dos átomos / 1.Consolidar e ampliar conhecimentos sobre elementos químicos e dimensões à escala atómica.
Química / 10ºAno / Elementos químicos e sua organização / Energia dos eletrões nos átomos
Química / 10ºAno / Elementos químicos e sua organização / Energia dos eletrões nos átomos / 2.Reconhecer a energia dos eletrões nos átomos e sua alteração por absorção ou emissão de energias, correspondendo aos elementos de espetro atómico; e os eletrões nos átomos podem considerar-se distribuídos por níveis e subníveis de energia.
Química / 10ºAno / Elementos químicos e sua organização / Tabela Periódica
Química / 10ºAno / Elementos químicos e sua organização / Tabela Periódica / 3.Reconhecer na Tabela Periódica um meio organizador de informação sobre os elementos químicos e respetivas substâncias elementares e compreender que a estrutura eletrónica dos átomos determina as propriedades dos elementos.
Química / 10ºAno / Propriedades e transformações da matéria
Química / 10ºAno / Propriedades e transformações da matéria / Ligação química
Química / 10ºAno / Propriedades e transformações da matéria / Ligação química / 4.Compreender que as propriedades das moléculas e materiais são determinadas pelo tipo de átomos, pela energia das ligações e pela geometria das moléculas.
Química / 10ºAno / Propriedades e transformações da matéria / Gases e dispersões
Química / 10ºAno / Propriedades e transformações da matéria / Gases e dispersões / 5.Reconhecer que muitos materiais se apresentam na forma de dispersões que podem ser caraterizadas quanto à sua composição.
Química / 10ºAno / Propriedades e transformações da matéria / Transformações químicas
Química / 10ºAno / Propriedades e transformações da matéria / Transformações químicas / 6.Compreender os fundamentos das reações químicas, incluindo reações fotoquímicas, do ponto de vista energético e da ligação química.
Química / 11ºAno
Química / 11ºAno / Equilíbrio Químico
Química / 11ºAno / Equilíbrio Químico / Aspetos quantitativos das reações químicas
Química / 11ºAno / Equilíbrio Químico / Aspetos quantitativos das reações químicas / 1.Compreender as relações quantitativas nas reações químicas e aplicá-las na determinação da eficiência dessas reações.
Química / 11ºAno / Equilíbrio Químico / Equilíbrio químico e extensão das reações químicas
Química / 11ºAno / Equilíbrio Químico / Equilíbrio químico e extensão das reações químicas / 2.Reconhecer a ocorrência de reações químicas incompletas e de equilíbrio químico e usar o Princípio de Le Châtelier para prever a evolução desistemas químicos.
Química / 11ºAno / Reações em sistemas aquosos
Química / 11ºAno / Reações em sistemas aquosos / Reações ácido-base
Química / 11ºAno / Reações em sistemas aquosos / Reações de oxidação- redução
Química / 11ºAno / Reações em sistemas aquosos / Soluções e equilíbrio de solubilidade
Química / 11ºAno / Reações em sistemas aquosos / Soluções e equilíbrio de solubilidade / 5.Compreender a dissolução de sais e reconhecer que a mineralização das águas se relaciona com processos de dissolução e equilíbrios de solubilidade.
Química / 12ºAno
Química / 12ºAno / Metais e ligações metálicas
Química / 12ºAno / Metais e ligações metálicas / Estrutura e propriedades dos metais
Química / 12ºAno / Metais e ligações metálicas / Estrutura e propriedades dos metais / 1.Compreender a estrutura e as propriedades dos metais, comparando-as com as de sólidos iónicos, moleculares e covalentes.
Química / 12ºAno / Metais e ligações metálicas / Degradação dos metais
Química / 12ºAno / Metais e ligações metálicas / Degradação dos metais / 2.Consolidar e ampliar conhecimentos sobre reações de oxidação-redução como transformações que envolvem transferência de eletrões e energia elétrica.
Química / 12ºAno / Metais e ligações metálicas / Metais, ambiente e vida
Química / 12ºAno / Metais e ligações metálicas / Metais, ambiente e vida / 3.Conhecer e compreender a importância dos metais no ambiente e no organismo humano, designadamente na forma de complexos e como catalisadores.
Química / 12ºAno / Combustíveis e Ambiente
Química / 12ºAno / Combustíveis e Ambiente / Combustíveis fósseis: o carvão, o crude e o gás natural
Química / 12ºAno / Combustíveis e Ambiente / Combustíveis fósseis: o carvão, o crude e o gás natural / 4.Compreender processos de obtenção de combustíveis e outros derivados do petróleo na indústria petrolífera e relacionar a estrutura de compostos orgânicos com algumas das suas propriedades físicas e químicas.
Química / 12ºAno / Combustíveis e Ambiente / De onde vem a energia dos combustíveis
Química / 12ºAno / Combustíveis e Ambiente / De onde vem a energia dos combustíveis / 5.Ampliar conhecimentos sobre conversões e trocas de energia em reações químicas, em particular no caso dos combustíveis.
Química / 12ºAno / Plásticos, vidro e novos materiais
Química / 12ºAno / Plásticos, vidro e novos materiais / Os plásticos e os materiais poliméricos
Química / 12ºAno / Plásticos, vidro e novos materiais / Os plásticos e os materiais poliméricos / 6.Caraterizar os polímeros como uma classe de materiais constituídos por macromoléculas e distinguir polímeros naturais, artificiais e sintéticos.
Química / 12ºAno / Plásticos, vidro e novos materiais / Polimeros sintéticos e a industria dos polímeros
Química / 12ºAno / Plásticos, vidro e novos materiais / Polimeros sintéticos e a industria dos polímeros / 7.Compreender como se obtêm polímeros sintéticos e reconhecer que a sua estrutura determina as suas propriedades.
Química / 12ºAno / Plásticos, vidro e novos materiais / Novos materiais
Química / 12ºAno / Plásticos, vidro e novos materiais / Novos materiais / 8.Conhecer alguns biomateriais e suas aplicações e reconhecer vantagens e limitações da utilização de materiais de base sustentável.
Form. Professores
Segurança na Internet
Estudo do Meio
Estudo do Meio / 1ºAno
Estudo do Meio / 1ºAno / À descoberta de Si mesmo
Estudo do Meio / 1ºAno / À descoberta de Si mesmo / 1. A sua identificação
Estudo do Meio / 1ºAno / À descoberta de Si mesmo / 2. Os seus gostos e preferências
Estudo do Meio / 1ºAno / À descoberta de Si mesmo / 3. O seu corpo
Estudo do Meio / 1ºAno / À descoberta de Si mesmo / 4. A saúde do seu corpo
Estudo do Meio / 1ºAno / À descoberta de Si mesmo / 5.A segurança do seu corpo
Estudo do Meio / 1ºAno / À descoberta de Si mesmo / 6.O seu passado próximo
Estudo do Meio / 1ºAno / À descoberta de Si mesmo / 7. As suas perspetivas para o futuro próximo
Estudo do Meio / 1ºAno / À descobertas dos Outros e das Instituições
Estudo do Meio / 1ºAno / À descobertas dos Outros e das Instituições / 8.Os membros da sua família
Estudo do Meio / 1ºAno / À descobertas dos Outros e das Instituições / 9.Outras pessoas com quem mantém relações próximas
Estudo do Meio / 1ºAno / À descobertas dos Outros e das Instituições / 10.A sua escola
Estudo do Meio / 1ºAno / À descoberta do Ambiente Natural
Estudo do Meio / 1ºAno / À descoberta do Ambiente Natural / 11.Os seres vivos do seu ambiente
Estudo do Meio / 1ºAno / À descoberta do Ambiente Natural / 12.Os aspetos físicos do meio local
Estudo do Meio / 1ºAno / À descoberta do Ambiente Natural / 13.Identificar sons e cheiros da natureza
Estudo do Meio / 1ºAno / À descoberta das Inter-relações entre Espaços
Estudo do Meio / 1ºAno / À descoberta das Inter-relações entre Espaços / 14.A casa
Estudo do Meio / 1ºAno / À descoberta das Inter-relações entre Espaços / 15.O espaço da sua escola
Estudo do Meio / 1ºAno / À descoberta das Inter-relações entre Espaços / 16. Os seus itinerários
Estudo do Meio / 1ºAno / À descoberta das Inter-relações entre Espaços / 17.Localizar espaços em relação a um ponto de referência
Estudo do Meio / 1ºAno / À descoberta dos Materiais e Objetos
Estudo do Meio / 2ºAno
Estudo do Meio / 2ºAno / À descoberta de Si mesmo
Estudo do Meio / 2ºAno / À descoberta de Si mesmo / 1.O passado mais longínquo da criança
Estudo do Meio / 2ºAno / À descoberta de Si mesmo / 2.As suas perspetivas para um futuro mais longínquo
Estudo do Meio / 2ºAno / À descoberta de Si mesmo / 3.O seu corpo
Estudo do Meio / 2ºAno / À descoberta de Si mesmo / 4.A saúde do seu corpo
Estudo do Meio / 2ºAno / À descoberta de Si mesmo / 5.A segurança do seu corpo
Estudo do Meio / 2ºAno / À descobertas dos Outros e das Instituições
Estudo do Meio / 2ºAno / À descobertas dos Outros e das Instituições / 6.O passado próximo familiar
Estudo do Meio / 2ºAno / À descobertas dos Outros e das Instituições / 7.A vida em sociedade
Estudo do Meio / 2ºAno / À descobertas dos Outros e das Instituições / 8.Modos de vida e funções de alguns membros da comunidade
Estudo do Meio / 2ºAno / À descobertas dos Outros e das Instituições / 9.Instituições e serviços existentes na comunidade
Estudo do Meio / 2ºAno / À descoberta do Ambiente Natural
Estudo do Meio / 2ºAno / À descoberta das Inter-relações entre Espaços
Estudo do Meio / 2ºAno / À descoberta das Inter-relações entre Espaços / 13.Os seus itinerários
Estudo do Meio / 2ºAno / À descoberta das Inter-relações entre Espaços / 14.Os meios de comunicação
Estudo do Meio / 2ºAno / À descoberta dos Materiais e Objetos
Estudo do Meio / 2ºAno / À descoberta dos Materiais e Objetos / 15.Realizar experiências com alguns materiais e objetos de uso corrente
Estudo do Meio / 2ºAno / À descoberta dos Materiais e Objetos / 16.Realizar experiências com o ar
Estudo do Meio / 2ºAno / À descoberta dos Materiais e Objetos / 17.Manusear objetos em situações concretas
Estudo do Meio / 3ºAno
Estudo do Meio / 3ºAno / À descoberta de Si mesmo
Estudo do Meio / 3ºAno / À descoberta dos Outros e das Instituições
Estudo do Meio / 3ºAno / À descoberta dos Outros e das Instituições / 5.Os membros da sua família
Estudo do Meio / 3ºAno / À descoberta dos Outros e das Instituições / 6.O passado familiar mais longínquo
Estudo do Meio / 3ºAno / À descoberta dos Outros e das Instituições / 7.O passado do meio local
Estudo do Meio / 3ºAno / À descoberta dos Outros e das Instituições / 8.Conhecer costumes e tradições de outros povos
Estudo do Meio / 3ºAno / À descoberta dos Outros e das Instituições / 9.Reconhecer símbolos locais (Bandeiras e Brasões)
Estudo do Meio / 3ºAno / À descoberta dos Outros e das Instituições / 10.Conhecer símbolos regionais (Bandeiras e Hinos Regionais)
Estudo do Meio / 3ºAno / À descoberta dos Outros e das Instituições / 11.Outras culturas da sua comunidade
Estudo do Meio / 3ºAno / À descoberta do Ambiente Natural
Estudo do Meio / 3ºAno / À descoberta das Inter-relações entre Espaços
Estudo do Meio / 3ºAno / À descoberta dos Materiais e Objetos
Estudo do Meio / 3ºAno / À descoberta dos Materiais e Objetos / 21.Realizar experiências com a luz
Estudo do Meio / 3ºAno / À descoberta dos Materiais e Objetos / 22.Realizar experiências com ímanes
Estudo do Meio / 3ºAno / À descoberta dos Materiais e Objetos / 23.Realizar experiências de mecânica
Estudo do Meio / 3ºAno / À descoberta dos Materiais e Objetos / 24.Manusear objetos em situações concretas
Estudo do Meio / 3ºAno / À descoberta das Inter-relações entre Natureza e Sociedade
Estudo do Meio / 3ºAno / À descoberta das Inter-relações entre Natureza e Sociedade / 25.A agricultura do meio local
Estudo do Meio / 3ºAno / À descoberta das Inter-relações entre Natureza e Sociedade / 26.A criação de gado do meio local
Estudo do Meio / 3ºAno / À descoberta das Inter-relações entre Natureza e Sociedade / 27.A exploração florestal do meio local
Estudo do Meio / 3ºAno / À descoberta das Inter-relações entre Natureza e Sociedade / 28.A atividade piscatória no meio local
Estudo do Meio / 3ºAno / À descoberta das Inter-relações entre Natureza e Sociedade / 29.A exploração mineral no meio local
Estudo do Meio / 3ºAno / À descoberta das Inter-relações entre Natureza e Sociedade / 30.A indústria no meio local
Estudo do Meio / 3ºAno / À descoberta das Inter-relações entre Natureza e Sociedade / 31.O turismo no meio local
Estudo do Meio / 3ºAno / À descoberta das Inter-relações entre Natureza e Sociedade / 32.As construções do meio local
Estudo do Meio / 3ºAno / À descoberta das Inter-relações entre Natureza e Sociedade / 33.Investigar sobre as construções de outras regiões ou países
Estudo do Meio / 4ºAno
Estudo do Meio / 4ºAno / À descoberta de Si mesmo
Estudo do Meio / 4ºAno / À descoberta de Si mesmo / 1.O seu corpo
Estudo do Meio / 4ºAno / À descoberta de Si mesmo / 2.A segurança do seu corpo
Estudo do Meio / 4ºAno / À descoberta dos Outros e das Instituições
Estudo do Meio / 4ºAno / À descoberta dos Outros e das Instituições / 3.O passado do meio local
Estudo do Meio / 4ºAno / À descoberta dos Outros e das Instituições / 4.O passado nacional
Estudo do Meio / 4ºAno / À descoberta dos Outros e das Instituições / 5.Reconhecer símbolos nacionais
Estudo do Meio / 4ºAno / À descoberta do Ambiente Natural
Estudo do Meio / 4ºAno / À descoberta do Ambiente Natural / 6.Aspetos físicos
Estudo do Meio / 4ºAno / À descoberta do Ambiente Natural / 7.Os astros
Estudo do Meio / 4ºAno / À descoberta do Ambiente Natural / 8.Aspetos físicos de Portugal
Estudo do Meio / 4ºAno / À descoberta das Inter-relações entre Espaços
Estudo do Meio / 4ºAno / À descoberta dos Materiais e Objetos
Estudo do Meio / 4ºAno / À descoberta dos Materiais e Objetos / 12.Realizar experiências com alguns materiais e objetos de uso corrente
Estudo do Meio / 4ºAno / À descoberta dos Materiais e Objetos / 13.Realizar experiências com água
Estudo do Meio / 4ºAno / À descoberta dos Materiais e Objetos / 14.Realizar experiências com a eletricidade
Estudo do Meio / 4ºAno / À descoberta dos Materiais e Objetos / 15.Realizar experiências com o ar
Estudo do Meio / 4ºAno / À descoberta dos Materiais e Objetos / 16.Realizar experiências com o som
Estudo do Meio / 4ºAno / À descoberta dos Materiais e Objetos / 17.Manusear objetos em situações concretas
Estudo do Meio / 4ºAno / À descoberta das Inter-relações entre Natureza e Sociedade
Caixa de Areia
Disciplinas para a malta treinar
Procurar disciplinas:
Caixa da Nancy
MJo@o´s Box
A caixa de areia da Maria João Coelho...
(c) CCEMS
Social networks